Nossa
missão é
somar sempre

O que é BPO e como isso pode ajudar as empresas?

O BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, o que seria algo como a terceirização de processos empresariais

Autor: Contmais - Empresa de ContabilidadeFonte: O Autor

O BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, o que seria algo como a terceirização de processos empresariais. Muitas empresas têm buscado essa forma de negócios, terceirizando alguns tipos de serviços considerados burocráticos ou secundários para fora da empresa, como é o caso do serviço financeiro.

O objetivo é aumentar a produtividade dos funcionários dentro da empresa e fazer com que os gestores tenham tempo para se dedicar a estudar e criar novas estratégias.

Vantagens do BPO

O BPO ajuda a aumentar a performance, gerenciar melhor os custos do negócio, reduzir riscos e melhorar a transparência dos processos. A produtividade, inovação e vantagem competitiva são beneficiadas pela implementação do BPO.

Na contabilidade e gestão financeira, o BPO terceirizar pagamento de impostos, contas, o que garante mais agilidade nos processos, mantendo a saúde financeira da empresa em dia. Muitos são os tributos que as empresas são obrigadas a pagar, como o o Cofins, , que é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade.

Você sabe quais são todas as as obrigações acessórias da sua empresa? Ter consciência de todas as contribuições legais é de suma importância. Além da declaração anual, existem outras taxas, impostos e obrigações tributárias que precisam ser pagas mensalmente para evitar problemas fiscais.

Ter uma empresa especializada que possa realizar os cálculos das contribuições devidas e pagar em dia é essencial para não ter problemas no futuro.

BPO na área fiscal

Como vimos, o BPO na área fiscal pode trazer importantes vantagens, como mais eficiência na execução de obrigações acessórias, redução de investimento em infraestrutura, banco de dados e recursos humanos.

Outra vantagem é ter um acompanhamento diário especializado da legislação, análises que permitem a mitigação de riscos em autuações, fechamento mensal e obrigações entregues no prazo estipulado, etc.

Uma empresa focada e especializada em contabilidade e finanças será capaz também de fornecer um um planejamento tributário mais adequado à sua atividade ou serviço, que esteja de acordo com as legislações vigentes e que reduza custos desnecessários da empresa.

Quais as contribuições que você acredita que o BPO pode trazer para sua empresa?