Nossa
missão é
somar sempre

Crédito diário cai 3,15% em agosto

Os números são ajustados por diferenças sazonais entre os meses.

Autor: Carolina MandlFonte: Valor Econômico

Sondagem feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que a média diária de novas concessões de crédito segue caindo, com uma retração de 3,15% em agosto na comparação com julho. Os números são ajustados por diferenças sazonais entre os meses.

A maior queda nos desembolsos se deu no crédito para empresas, que caiu 3,6% no mês passado. Para as pessoas físicas, as novas concessões encolheram 2,5%, puxadas principalmente pela diminuição do crédito pessoal, de 7,2%. "[Essa] pode ser a primeira queda das concessões diárias na comparação anual desde março de 2009, pico da crise de 2008/2009", avaliou a Febraban. "Aqui, parece que tivemos uma antecipação de concessões de abril a junho de 2012, sobretudo no consignado, e agora há uma moderação."

Sem ajustes sazonais (agosto teve um dia a mais do que julho), a queda nas concessões diárias foi de 1,9%. Nem mesmo a alta de 7,8% nos desembolsos para veículos em agosto conseguiu tornar o indicador positivo.

No acumulado do mês, as novas concessões cresceram 2,5%, sendo 2,8% para empresas e 2,2% para pessoas jurídicas.

Também houve crescimento do saldo total das operações de crédito em agosto, de 1,4%, ficando quase no mesmo patamar tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Entre os indivíduos, o avanço de 1,4% deve ser o maior salto mensal desde outubro de 2011. Já entre as pessoas jurídicas, o aumento de 1,45% ainda fica abaixo da expansão vista entre março e junho deste ano.

"Após forte efeito sazonal negativo em julho, os saldos das operações de crédito mostram desempenho melhor, mas as concessões diárias apontam para uma moderação", disse a Febraban no informativo.

Os números da Febraban costumam servir como um termômetro dos dados que são apresentados pelo Banco Central. Na quarta-feira, a autoridade deve divulgar seu balanço do sistema financeiro por meio da nota de crédito.