Nossa
missão é
somar sempre

O que a Lei da Inércia tem a ver com a sua carreira?

Entenda a relação que a Lei da Inércia, criada por Isaac Newton no século XVII, tem com a sua vida pessoal e profissional, e saiba como tirar proveito disso

Há muito tempo atrás, em meados do século XVII para ser mais exato, Isaac Newton, um dos mais importantes cientistas da história, influenciado por outros brilhantes pensadores, como Aristóteles e Galileu Galilei, definiu em seu livro Princípios matemáticos da filosofia natural o que ele chamou de Lei da Inércia.

Resumidamente, Newton conceituou a Lei da Inércia da seguinte forma:

“Cada corpo vai permanecer em seu estado natural a não ser que uma força esteja atuando sobre ele”.

Dito em outras palavras, a inércia evita que um objeto em repouso se mova, ou, nas palavras de Newton, um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer do jeito que está.

Porém, e aqui quero chamar a sua atenção para a reflexão desse texto, uma vez iniciado o movimento, a tendência é que esse corpo se mantenha em movimento retilíneo e uniforme. Ou seja, uma vez que esse objeto começa a se mover, esse movimento faz com que ele continue se movendo.

Para facilitar a explicação desse papo meio maluco, vamos ao seguinte exemplo:

Imagine uma grande pedra no alto de um penhasco.

Agora veja, para que essa enorme pedra possa chegar até o final do penhasco, um grande esforço inicial visando movimentá-la seria necessário.

Se fossemos contar apenas com a força humana, precisaríamos provavelmente de uma dezena de homens para empurrá-la, ainda que eles utilizassem alguma espécie de alavanca.

Contudo, a partir do momento em que ela executasse o seu primeiro movimento, muito pouco, ou até mesmo nenhum esforço extra seria necessário para que ela chegasse ao seu destino final.

Isso aconteceria porque, conforme vimos anteriormente, o seu movimento inicial geraria outros movimentos, algo que facilitaria a sua descida em alta velocidade.

Dado a definição do conceito, vamos responder à pergunta que você provavelmente deve estar fazendo ao ter chegado até aqui: e o que isso tem a ver com a minha vida?

Se você reparar bem, irá perceber que esse princípio de inércia é perfeitamente aplicável em nossas carreiras e empresas.

Começando por nossas carreiras, sabemos que o esforço inicial que precisamos fazer para começar essa nossa escala rumo ao sucesso profissional quase sempre não condiz com a remuneração que achamos ser a mais justa.

Nessa etapa da vida, trabalhar muito e ganhar pouco é uma realidade para a maioria das pessoas.

Já no lado empresarial, a probabilidade que uma grande inovação aconteça, daquelas que mudam os patamares do mercado que a empresa está inserida, sem que um histórico de pequenas inovações tenha acontecido antes, é algo muito pouco provável.

O tão desejado momento Eureka! até pode parecer factível nos filmes de Hollywood, mas na vida real, raros são, se é que existe algum, os felizardos (pessoas e empresas) que viram milionários de um dia para o outro.

No final das contas, o que a física quis nos dizer é que o esforço inicial para fazer com que as coisas “entrem em movimento”, é bem mais difícil do que fazer com que elas continuem o movimento.

O segredo para uma melhoria contínua, é, portanto, começar a se movimentar.