Nossa
missão é
somar sempre

Você pode fazer qualquer coisa se focar em apenas uma por vez

Sim, você pode alcançar várias coisas, mas não ao mesmo tempo. Esta estratégia é sobre ser inteligente acerca do que você almeja

Você pode alcançar praticamente qualquer coisa na vida, desde que você foque em fazer uma de cada vez. É uma estratégia comprovada ao longo do tempo que tem sido difundida por diversas pessoas bem sucedidas.

Gary Keller e Jay Papasan escreveram um livro inteiro sobre essa simples ideia. Mas não deixe a simplicidade do pensamento enganar você: trata-se de uma das coisas mais difíceis de implementar na sua vida.

No ano passado, publiquei um artigo sobre focar em uma coisa, chamado “The Power of Compounding”. Recebi dezenas de comentários a respeito do artigo, tais como “entendo a ideia. Mas tenho dificuldade ao colocar em prática”.

Isso acontece porque nós, seres humanos, somos inconstantes. Nossos desejos mudam com o tempo. Nós corremos atrás de novos objetivos antes de terminar os antigos.

Lidamos com uma força invisível que está sempre tentando nos confundir. Em vez de focar em apenas uma coisa, estabelecemos várias metas e pensamos que podemos nos dividir ao máximo para completá-las.

Existe uma diferença entre o que sabemos (que se deve focar em uma coisa por vez) e o que fazemos (focar em tudo ao mesmo tempo).

A questão não é se focar em uma coisa é uma boa estratégia; é como podemos fazer isso? Neste artigo, eu compartilho como aplico a estratégia na minha vida. Mas, primeiro, vamos definir a estratégia “Uma Coisa”.

Uma coisa por área da sua vida

Frequentemente as pessoas dizem que você só deveria focar em uma coisa na vida, ponto. Mas essa estratégia não é sobre isso. É sobre ser inteligente acerca do que você almeja. Sim, você pode alcançar várias coisas, mas não ao mesmo tempo.

Você não consegue construir uma carreira, entrar em forma, competir maratonas, escrever um livro, investir em negócios, ter filhos e viajar o mundo. Mas você consegue fazer todas essas coisas ao longo da vida.

Eu me prendo a uma prioridade em cada área da minha vida. Categorizei-a desta forma: carreira, saúde, aprendizado, dinheiro e relacionamentos.

O que significa que nunca trabalho em mais de um projeto de grandes proporções. Ou eu escrevo um livro ou crio um curso online. Também só aprendo uma nova habilidade por vez. E ou estou economizando meu dinheiro ou procurando investi-lo (naturalmente, economizo na maior parte do tempo). Quanto à saúde, ou procuro construir força ou resistência. E assim por diante.

As categorias são baseadas apenas na minha própria perspectiva de vida. Você pode categorizar sua vida do jeito que quiser. E não precisa criticar a forma como os outros enumeram a vida deles. O que importa é entendermos como nós categorizamos nossas próprias vidas. Caso contrário, não tem fundamento.

E quando não há fundamento; há caos. E quando o caos domina, não existe só uma coisa ali: tudo está lá. O que é ruim.

Gerencie os seus desejos

O natural, para muitas pessoas, é começar a estabelecer metas ou escolher uma prioridade que elas querem focar. A menos que você tenha treinado sua mente para focar em apenas uma coisa, não é algo inteligente para se fazer.

Você tem que exercitar o seu músculo do foco primeiro. Ou então você vai estabelecer uma meta, focar em algo e acabar voltando para o seu antigo comportamento em uma semana.

Você quer mudar a sua mentalidade. Ir do “quero tudo” ao “gosto do que tenho”.

É a única maneira de viver essa ideia da “uma coisa”. Em outras palavras, controle os seus desejos.

Recomendo praticar Mindfulness ou Estoicismo para isso. As duas filosofias falam exaustivamente sobre nos livrarmos dos nossos desejos. Acho que nosso desejo excessivo é a razão pela qual não conseguimos focar em uma coisa.

Remova seus desejos e você terá a verdadeira liberdade. O filósofo estoico Epiteto disse uma vez em um de seus clássicos (anotado por uma estudante, Arian):

“Liberdade é alcançada não pelo preenchimento dos desejos humanos, mas pela remoção”.

Se você controlar os seus desejos, ataca o âmago do problema. Pela minha experiência, você não pode ter uma vida calma e focada se estiver sempre desejando coisas novas e mais delas.

Escrevi um artigo em que eu compartilho os princípios do Budismo Zen, e criei uma série de podcasts sobre as ideias do Estoicismo. Dê uma olhada neles se quiserem controlar os seus desejos.

Tudo isso não significa que não devemos desejar melhorar nossas vidas. Ao contrário, o propósito da vida é andar para frente. Então não tenha medo de estabelecer metas e mirar em grandes objetivos. Só alcance uma coisa depois da outra.

Pratique fazer só uma tarefa

Agora, é hora de praticar. Na próxima semana, faça apenas UMA coisa por vez. Se você é um ser humano moderno e acostumado com tecnologia, isso será bem difícil. Mas acho que você gosta de desafios, ou então não estaria lendo isso. Então tente o seguinte:

  • Vá caminhar (ou exercite-se) sem ouvir música
  • Coloque o seu celular no modo Não Perturbe o dia inteiro
  • Não o cheque quando você estiver tendo uma conversa
  • Quando estiver trabalhando, foque em apenas UMA tarefa por vez
  • Em reuniões, não abra os seus emails.

Isso é também chamado de estar presente. Só se distraia menos. Isso é tudo. E você pode praticar com qualquer coisa ao fazer apenas uma coisa.

Hora de definir um objetivo por área da sua vida

Só depois de você controlar os seus desejos e praticar a ideia de fazer apenas uma coisa por vez é que você está pronto para aplicar a estratégia “Uma Coisa” na sua vida.

A lógica que você quer praticar é de que a vida é longa. Se você usa seu tempo para se distrair menos com os desejos, mais você vai confiar em si mesmo. Vai se tornar alguém que faz o que dizem. Alguém que alcança o que é estabelecido.

E ao começar a realizar uma coisa após a outra, você vai pegando ritmo. Seu trabalho é manter esse ritmo.

É assim que as pessoas tornam-se felizes e enriquecem. Ambas crescem com o tempo.

Lembre-se de manter o objetivo maior em mente. Você alcançará todos os seus objetivos. Quem liga se você vai conquistá-los agora ou no futuro? O que importa é que você não seja influenciado por desejos ou forças alheias. Você é quem faz sua própria vida.