Nossa
missão é
somar sempre

Presentes para os namorados podem ter 80% de tributos

É o caso do perfume importado, que possui 78,99% de impostos embutidos no preço, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que presentes populares de Dia dos Namorados têm alta incidência de tributos.

É o caso do perfume importado, cuja carga tributária chega a 78,99%. Isso significa que, de um perfume de R$ 400, aproximadamente R$ 316 são destinados exclusivamente para o pagamento de impostos, taxas e contribuições.

O perfume nacional, que por ser produzido no país poderia ter tributação menos pesada, tem carga tributária de 69,13% – ou seja, mais de dois terços do preço de uma fragrância tipicamente brasileira é de imposto.

“Produtos procurados para o Dia dos Namorados são muito tributados, o que torna a tarefa de presentear a pessoa amada mais difícil”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP. Ele cita opções com preços e cargas tributárias menores, como flores (17,71% de tributação) e ingressos para cinema (20,85%).

A lista de produtos, encomendada pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), revela ainda que um par de óculos de sol é tributado em 44,18%. Um celular, por sua vez, é taxado em 39,8%. Já se a ideia do casal for jantar fora, a garfada tributária será de 32,51%.

O economista ressalta que o Dia dos Namorados já é a terceira mais importante do calendário varejista.