Nossa
missão é
somar sempre

INSS vai liberar extrato eletrônico do IR a partir de março

Os extratos mensais informam o valor do imposto de renda retido na fonte, quando for o caso.

Fonte: Sindifisco Nacional

Dourados News

A Previdência Social vai colocar na internet os extratos de imposto de renda dos 27 milhões de aposentados e pensionistas no dia 1º de março. Mas quem imprimiu e guardou os extratos de pagamento mensal pode deixar prontos todos os cálculos e apenas transportar para a declaração do IR, que também estará disponível no site da Receita Federal em 1º de março.

Os extratos mensais informam o valor do imposto de renda retido na fonte, quando for o caso. Basta somar os valores mês a mês do recebimento e o que ficou retido. É importante observar o imposto de renda retido do 13º salário deve ser lançado em rendimentos com tributação exclusiva, não estando sujeito a restituição. Da mesma forma, o valor correspondente ao 13º tem de ser informado em rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva.

Deixar as contas prontas tem-se tornado freqüente, porque os contribuintes que pagaram IR na fonte querem estar entre os primeiros a receber, em 15 de junho. Mas é importante salientar que se o aposentado ou pensionista não estiver seguro dos números de que dispõe, se não sabe os exatos valores recebidos e retidos ao longo de 2009 é melhor esperar para receber o extrato em casa ou a liberação do extrato eletrônico. Um eventual erro que exija retificação pode acabar jogando o contribuinte para os últimos lotes de restituição.